
Sabores do Crasto
Eixo de Intervenção a que se candidata Eixo I - Muda-te Qual será o local de implementação da ideia? Numa fase inicial, os jovens pretendem fazer a promoção, distribuição e comercialização dos produtos à população residente na freguesia de S. Cosme, tendo como objetivo o posterior alargamento ao concelho de Gondomar. Qual é a área de atividade em que a ideia se insere? A ideia insere-se na Gastronomia, área que se integra no turismo cultural. O que é a Ideia? É a comercialização de produtos artesanais confeccionados pelos jovens. Numa fase inicial de produção, serão confecionadas bolachas e compotas artesanais. Após a divulgação dos produtos junto dos habitantes da freguesia, pretende-se a criação e confecção da bolacha de Gondomar com receita e design próprios, em parceria com entidades que compõem o consórcio do Projeto P@ssport’IN E6G. Posteriormente, é pretensão da equipa o registo de uma marca designada “Sabores do Crasto” A quem se dirige a Ideia? Numa primeira fase de promoção e comercialização, o público-alvo são os habitantes da freguesia de S. Cosme, localidade onde está situado o Conjunto Habitacional do Monte Crasto, tendo como objetivo alargar a divulgação e comercialização dos produtos ao território do Município de Gondomar. Futuramente, prevê-se que os produtos sejam difundidos nas zonas limítrofes do concelho, de forma a promover o mesmo. Que Problema visa resolver? Com o “Sabores do Crasto” pretende-se, inicialmente, a sua divulgação positiva no Conjunto Habitacional do Monte Crasto junto do município. Com esta ideia, os jovens, que cresceram num meio vulnerável, serão impulsionados a reconhecer o seu talento e a serem igualmente valorizados. Consequentemente, e uma vez que a gastronomia tem vindo a assumir uma importância cada vez maior como um produto de turismo cultural, o concelho de Gondomar será também promovido. Que mudanças visa promover com a implementação da ideia? Esta ideia pretende desenvolver as competências de relacionamento interpessoal e autonomia dos jovens, e acima de tudo fomentar o espirito de iniciativa, criatividade e de empreendedorismo dos mesmos. Com o desenrolar deste projeto, prevê-se que os jovens possam apostar na sua formação e criar o seu próprio negócio, garantindo assim um lugar no mercado de trabalho. O factor inovação desta ideia está presente na criação de uma bolacha original, com receita e design próprios. Que recursos serão necessários para por a Ideia em prática? Recursos humanos- três elementos que constituem a equipa. Recursos físicos- utilização da cozinha da Santa Casa da Misericórdia de Gondomar para a confeção dos produtos. Recursos materiais- eletrodomésticos, utensílios de cozinha e mercearia para a criação de um espaço de cozinha, na sede do Projeto P@ssport’IN E6G, com o objetivo de testar várias receitas dos produtos. Recursos formativos- formação relacionada com confecção de bolachas e compotas; técnicas de venda e negociação; HACCP. Que parceiros serão envolvidas na implementação da Ideia? Na implementação da ideia estarão envolvidos os seguintes parceiros: ActualGest - Formação Profissional; Centro Profissional da Indústria da Ourivesaria e Relojaria (Cindor); Geoclube - Associação Juvenil de Ciência, Natureza e Aventura e Santa Casa da Misericórdia de Vera Cruz de Gondomar. Qual o papel e contributo dos parceiros na implementação da Ideia? A Santa Casa da Misericórdia de Vera Cruz de Gondomar disponibilizará uma cozinha, equipada de acordo com as normas da HACCP, para a confecção dos produtos. A ActualGest irá colaborar na criação da receita da bolacha de Gondomar. O Cindor irá projetar e executar a forma da bolacha de Gondomar. O Geoclube colaborará com os jovens na criação da imagem da marca “Sabores do Crasto”, assim como de um website e flyers que promovam a divulgação dos produtos. De que forma a ideia se distingue de outras ideias já existentes? Considera-se que esta ideia se distingue como inovadora pela criação da bolacha de Gondomar: uma bolacha com receita original, que terá como base o fruto seco noz, típico do concelho, e um design único com a forma do coração de Gondomar, imagem que caracteriza a região. Como é que a ideia irá continuar em funcionamento após o término do financiamento MUNDAR? Numa fase inicial de implementação do projeto, parte das receitas angariadas serão utilizadas para a aquisição de materiais necessários à confeção dos produtos que constituem o cabaz. As restantes serão reservadas para que, no final do financiamento, após a divulgação da marca e consequente angariação de clientes, a equipa tenha condições de arrendar um espaço próprio para manter a produção e comercialização dos produtos, prevendo-se assim que o projeto se torne auto-sustentável. De que forma será agendada a implementação da ideia? Jan-Mar:Criação da receita, forma, marca, logótipo e website para divulgação dos produtos;Abr: aquisição de material e frequência em formação relacionada com a confeção de bolachas e compotas;Mai-Jun confeção, promoção e comercialização porta-a-porta dos produtos (bolachas artesanais e compotas) junto dos habitantes da freguesia de S. Cosme;Jul-Set:confeção da bolacha de Gondomar, apresentação e comercialização desta e dos outros produtos às entidades e famílias do concelho De que forma será divulgada a ideia? Uma vez que a internet tem sido um meio de comunicação muito utilizado para fins pessoais e profissionais, está prevista a utilização das redes sociais e a construção de um website com o objetivo de promover os produtos confecionados artesanalmente. A equipa conta também com os parceiros que integram o consórcio do Projeto P@ssport’IN E6G para a divulgação do “Sabores do Crasto”.